segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A escravidão de ontem e hoje.

A escravidão dos homens de antigamente era diferente da de hoje, pois antes eles não tinham moradias, não recebiam nada e também uma coisa muito importante que eu tenho que citar, antes eles eram torturados sem pena nenhuma, sequestrados de suas tribos em suas casas mesmo, hoje as pessoas que não tem condições de vida são tentadas a trabalharem para ganhar a vida mas eles são enganados e acabam fazendo trabalho escravo.
Já a escravidão das mulheres antigamente era diferente de hoje, elas eram seqüestradas, estupradas por europeus e mortas quando não valiam mas nada, já hoje a escravidão é diferente elas são chamadas de prostitutas, o que é a escravidão sexual, vendendo o corpo para receber dinheiro e acabam dando tudo para os cafetões.

Jonatas Aguiar - Aluno do 7º Ano

Escravidão: Antes & Depois

Antigamente, a escravidão era muito mais rígida. Na verdade eles eram tratados como animais. Na escravidão atual prometem para mulheres serem tratadas como rainhas em outros países, tendo tudo que nunca tiveram antes. Só que lá elas ficam sabendo que não podem mas voltar pra seu pais de origem, pois seus passaportes são jogados fora e as vezes elas vão de um modo ilegal. No cativeiro elas são abusadas sem poderem reclamar. Elas vivem no cativeiro e não podem sair.
Antigamente, era tudo mais antigo e mais rígido. Muitos fracos eram assassinados sendo afogados no mar. E muitos morriam de fome. Eles eram vendidos e até a morte seriam escravo.
Camila Dantas - Aluna do 7º Ano.

Comparação da escravidão antiga com a moderna

Antigamente os escravos sofriam e trabalhavam até morrer, sem ter escolha, eles eram retirados da sua casa na África e eram obrigados a trabalharem.
Atualmente não mudou muito, as pessoas que são escravizadas ainda são obrigadas a trabalharem, seja na roça ou no exterior com propostas de empregos que na verdade são falsas.
Antigamente existia grande tráfico de pessoas como se fossem simples mercadorias, e hoje ainda é assim e as pessoas tem que trabalhar ou traficar ou até fazer coisas que tiram o respeito de qualquer um.
Hoje as pessoas não podem dormir despreocupadas, pois os filhos na rua podem ser sequestrados, nos jornais só passam morte, roubo, crime e o tráfico de pessoas. Sem segurança na rua as pessoas arriscam desesperadamente aceitar propostas de emprego e casamento em outros paises.

Ian Gusmão - Aluno do 7º Ano

A escravidão antes e hoje.

A escravidão de antes e diferente da atual, por exemplo: na África as pessoas ou os africanos eram levados por portugueses, espanhóis, entre outros europeus mas eles não eram escravizados só pelos europeus eles também tinham guerras, onde os sobreviventes da tribo derrotada eram escravizados.
Atualmente e escravidão ocorre da seguinte forma, às vezes empresários de outros lugares contratam pessoas prometendo melhorar suas vidas, mas estas acabam percebendo que era mentira, logo de inicio, acabam sendo escravizadas.
Pablo Nunes - Aluno do 7º Ano.

Diferenças entre a escravidão no Brasil e na África:


Diferenças entre a escravidão no Brasil e na África:

No Brasil:

Foram mandados navios negreiros para capturar os negros de seus lares, eles eram tratados como mercadorias, sem direitos alguns. Separando famílias e matando outros.
Dentro dos navios eles ficavam espremidos em pequenas salas com pouca comida, água e sem banheiro.
Eram castigados por uma mínima besteira, á base de chicotadas. E quando faltava comida ou água no navio alguns negros eram jogados para fora do navio, para resolver o problema.
Os poucos que sobreviviam eram vendidos. Pertenciam a seu novo dono, que poderia fazer o que quisesse com seu escravo.

Na África:

Na África, apenas viravam escravos os que perdiam alguma guerra entre tribos, não eram tratados como mercadorias e recebiam boa água e comida.
Aruã Doma - Aluno 7º Ano

A Escravidão Ontem e Hoje.


A ESCRAVIDÃO ANTIGA E A ESCRAVIDÃO ATUAL

Na escravidão antiga os negros africanos sofriam muito, pois os europeus os sequestravam tirando-os de suas próprias terras. Depois de sequestrados eram levados a um navio onde “entocavam” mais de quinhentas pessoas em um porão pequeno, onde se misturavam com fezes, urina e até vomito. Nessa viajem os europeus jogavam ao mar os africanos quando tinha pouca comida, principalmente os mais doentes e os mais fracos. De quinhentos passageiros somente cem sobreviviam na viajem. Quando chegavam na Europa e América, eles os vendiam para nobres e ricos, então viravam escravos.
Já a escravidão atual é da seguinte forma, as pessoas trabalham bastante para sustentar-se, mas ganham muito pouco pelo esforço que fazem, as vezes não ganham nada por isso e em alguns casos são transformadas em escravas sexuais e para ficarem acordadas viram escravas das drogas.
Rafaela Stabili de Farias - Aluna 7º Ano